1
1

Maurício Oppitz

YOUAH Página Inicial » Notícias » Cases de Sucesso » Leopoldo Meyer inaugura primeira Lan House Pública do Paraná
Sábado, 17 Nov 2018

Leopoldo Meyer inaugura primeira Lan House Pública do Paraná

Prefeitura On Line é um posto avançado de informação e serviços da Prefeitura de São José dos Pinhais para os munícipes
Prefeitura On Line é um posto avançado de informação e serviços da Prefeitura de São José dos Pinhais para os munícipes

Na manhã de sábado (14), o prefeito Leopoldo Meyer realizou as inaugurações da Prefeitura On Line, do Posto de Informações Turísticas e da Lan House Pública, todos localizados na Rua XV de Novembro, no Centro de São José dos Pinhais. Segundo o prefeito, com estes novos espaços a Prefeitura de São José dos Pinhais quer promover a inclusão digital e oferecer oportunidades para toda a sua população.

Após a abertura oficial da Prefeitura On Line, o prefeito, acompanhado da primeira dama e secretária de Promoção Social, Rita Meyer, de demais secretários municipais, servidores, representantes de associações de moradores e do vereador Joel Almeida, percorreu a Rua XV de Novembro realizando as demais inaugurações. Durante todo o percurso, o prefeito fez questão de conversar com a população e ouvir a opinião dos são-joseenses sobre a administração municipal.

“A Prefeitura está presente em todos os locais da cidade para oferecer conhecimento e oportunidade para as pessoas de todas as idades”, disse Leopoldo Meyer, ressaltando os investimentos realizados na área de informática nos últimos anos. “É a tecnologia a serviço de todas as pessoas que contribuem para que nossa cidade seja cada vez melhor”, enfatizou o prefeito.

O secretário de Planejamento, Isaldo Rômulo, falou da importância dos investimentos realizados em tecnologia no Município para melhorar a qualidade de vida da população. “Os investimento em inclusão digital estão levando a prefeitura até os moradores. Nossa cidade está de parabéns”, enfatizou.

Explicando os serviços disponibilizados no Posto de Informações Turísticas, a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Terezinha Costacurta, parabenizou o prefeito pela preocupação constante em proporcionar sempre melhores condições de vida para todos que aqui vivem “Parabéns por mais esta obra que vai beneficiar São José dos Pinhais”, comemorou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Joel Almeida parabenizou o prefeito por mais estas obras entregues para os moradores de São José dos Pinhais. “Com seu jeito simples, humilde, mas muito atuante, o prefeito Leopoldo Meyer administra esta cidade pensando no seu povo. Quem está de parabéns é São José dos Pinhais”, afirmou o vereador.

São José dos Pinhais é um município que vem dando exemplo no que se refere à inclusão digital e utilização de tecnologia. Durante os últimos dois anos, a Prefeitura investiu em infra-estrutura e tecnologia de ponta para viabilizar a transformação que vai ocorrer durante a próxima década.

Com um dos Datacenters mais modernos do sul do Brasil, onze torres de comunicação espalhadas estrategicamente no município e um anel de fibra óptica, São José dos Pinhais já é considerada uma Cidade Digital. Nesta cidade, toda informação trafega por banda larga de alta velocidade em forma de dados, sons e imagens.

O Posto de Informações Turísticas “Turismo & Negócios”, disponibilizará à população e visitantes informações gerais sobre o Município
O Posto de Informações Turísticas “Turismo & Negócios”, disponibilizará à população e visitantes informações gerais sobre o Município

Prefeitura On Line – A Prefeitura On Line funcionará no antigo no antigo módulo da Polícia Militar, em frente à Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros, com o objetivo de ser um posto avançado de informação e serviços da Prefeitura de São José dos Pinhais para os munícipes.
No local, os usuários terão acesso à internet, material informativo da cidade e poderão, por meio de um totem (terminal de consulta), solicitar e consultar serviços como: segunda via de IPTU, consultar protocolos, notícias da Prefeitura e uma série de outras opções. O local também servirá como um ponto móvel da Guarda Municipal.

Turismo e Negócios - No Posto de Informações Turísticas “Turismo & Negócios”, localizado próximo ao Museu Municipal Atílio Rocco, o Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), disponibilizará à população e visitantes informações gerais sobre o Município, entre elas, exposições de atrativos turísticos, eventos e festividades temáticas, e atividades lúdicas com crianças, por meio de programas desenvolvidos pela Sictur.

Algumas das informações disponibilizadas no posto de informações turístias serão: localização da Prefeitura e Secretarias Municipais, o que visitar em São José dos Pinhais, Linhas Turismo, rota de turismo rural Caminho do Vinho, empresas e indústrias, comércio, locais para eventos e horários e itinerários de ônibus, entre outras.

A Lan House Públicafoi equipada com equipamentos modernos que possibilitam acesso à internet banda larga
A Lan House Pública foi equipada com equipamentos modernos que possibilitam acesso à internet banda larga

Lan House Pública – Localizada na Rua XV, em frente à loja do Boticário, a Lan House Pública é um projeto pioneiro e inovador que tem por meta possibilitar a inclusão digital de todos aqueles que não tem acesso à tecnologia. O local foi equipado com equipamentos modernos que possibilitam acesso à internet banda larga, leitura e gravação de CD/DVD, uso de webcam, além de acesso a inúmeros programas disponíveis como editor de texto, planilha eletrônica, editor de imagens e apresentações gráficas, entre outros.

Nestes equipamentos os cidadãos podem realizar consultas, pesquisas, elaborar textos, planilhas, currículos, interagir com outras pessoas espalhadas ao redor do mundo, realizar cursos à distância, além de inúmeras outras atividades.

Projeto pioneiro e inovador, a Lan House Pública tem por meta possibilitar a inclusão digital de todos aqueles que não tem acesso à tecnologias
Projeto pioneiro e inovador, a Lan House Pública tem por meta possibilitar a inclusão digital de todos aqueles que não tem acesso à tecnologias

Wi-Mesh - São José dos Pinhais é o primeiro município brasileiro a utilizar Wi-Mesh para interligar equipamentos públicos e disponibilizar internet Banda Larga. O Município possui todas as suas Secretarias e Autarquias interligadas desde o início de 2006 e já iniciou a interligação de todas as Unidades de Saúde, Centros de Promoção Humana e Escolas em uma rede híbrida, composta por um anel de fibra óptica e uma rede sem fio com tecnologias Wi-Fi e Wi-Mesh de terceira geração. Na prática serão 28 mil alunos da rede pública de ensino, quatro mil funcionários da Prefeitura e mais de 270 mil habitantes beneficiados direta ou indiretamente por uma rede de interligação municipal com acesso a dados, imagens e voz em alta velocidade.

Além de laboratórios de informática em Escolas e Centros de Promoção Humana, a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais também disponibiliza Bibliotecas Virtuais (salas com equipamentos modernos, acesso à internet banda larga e inúmeros programas disponíveis). Nestes equipamentos os munícipes podem realizar consultas, pesquisas, elaborar textos, planilhas, currículos, interagir com outras pessoas espalhadas ao redor do mundo, realizar cursos à distância, além de inúmeras outras atividades.

Atualmente, a Prefeitura de São José dos Pinhais disponibiliza quatro Bibliotecas Virtuais: no Centro da Cidade, na Borda do Campo, na Cidade Jardim - através de parceria com o Conselho Comunitário - e outra no bairro São Pedro. Em breve, outros bairros também estarão recebendo Bibliotecas Virtuais. As Bibliotecas Virtuais atendem em média 1200 pessoas por mês e desde a inauguração da primeira (novembro de 2005), mais de 40 mil pessoas já utilizaram estas Bibliotecas.
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com